Se a expectativa é a mãe da merda, a comparação é o pai

Se a expectativa é a mãe da merda, a comparação é o pai

“Eu olho ao meu redor e parece que está todo mundo à minha frente, até uma amiga que é bem mais jovem chegou numa posição de coordenadora. Eu sempre fico para trás.” – Mentorada

Escutei a frase acima de uma mentorada, muito ansiosa e angustiada com o momento da sua carreira. Quero já deixar aqui uma reflexão “profunda”: Se a expectativa é a mãe da merda, a comparação é o pai. Ficar se comprando é um dos hábitos mais perversos e destrutivos que podemos fazer contra nós mesmos. Cada pessoa é única, tem seu próprio caminho dentro de um contexto com infinitas nuances. Olhar para o lado e ver apenas a grama verde do vizinho e compará-la com o interior da sua casa não faz o menor sentido. Eu falo mais sobre este tema no texto que publiquei no começo da semana.

Frases de efeito

Esta semana também foi momento de trazer mais uma das frases de efeito sem noção para discussão:

“No dia que seu trabalho for mais excitante que seu final de semana, você será bem sucedido”.

Será? Postei algumas divagações sobre ela que gerou uma bela discussão dos leitores no Instagram e Linkedin

Demissão em massa 

Sonhei que eu era demitido.

Eu ainda trabalhava na Meta (Facebook) e, do nada, chegou um e-mail anunciando as demissões e era um dos impactados. Senti medo, comecei a pensar em como ia pagar a escola da minha filha, como eu ia ajudar os meus pais, que eu já tinha +45 e que não ia ser fácil se recolocar no mercado atual.

Este “pesadelo” veio junto com a notícia triste da demissão de muitos dos meus colegas do tempo em que eu realmente trabalhava lá, e me trouxe uma profunda reflexão sobre o nosso relacionamento com o trabalho que eu conto aqui.

Quem vai te tirar do fundo da piscina?

Fechei a semana com uma reflexão que recebi de uma colega querida que me fez pensar muito sobre mim e as pessoas queridas ao meu redor. Aproveito para também dividir esse presente com vocês.


Rápidas:

Conversas sobre Inteligências Artificiais

Se você, como eu, sente que ainda está por fora e precisa saber mais sobre esta mais nova tecnologia, EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia vai organizar um evento GRATUITO para nos ajudar e aprender mais sobre AI! Corre para se inscrever aqui.

Mentoria coletiva: pensando sua carreira 

O trabalho para colocar de pé o grupo de mentoria coletiva continua! O formato ainda está em construção, mas teremos aulas ao vivo recorrentes (provavelmente semanal) dadas por mim e por profissionais reais do mercado, que irão dividir seus conhecimentos e jornada de carreira. O mundo corporativo é envolto em muita insatisfação e infelicidade para a maioria dos profissionais (não sou eu falando, mas um número esmagador de estudos e pesquisas sobre), e uma das ferramentas mais eficientes para quebrar esse ciclo é aprender a gerenciar proativamente a própria carreira. Pensar sobre ela, algo que poucas pessoas fazem de forma eficiente. Se você tem interesse em participar, entre na fila de espera aqui.

Tá precisando afiar o inglês?

A Open English – o maior curso de inglês de América Latina – está com a promoção “Open English #EmDuplaLeve 2 cursos, Pague 1”, você vai ter motivação extra para estudar inglês com um amigo, namorada, familiar, colega e quem desejar, pode até mesmo dar o curso adicional de presente para aquela pessoa querida! Confere aqui.

Abraço,

Luciano Santos 

Leads do Site